Tuesday, June 03, 2008

GOF - Gang of Foda

Desde os primórdios da orientação a objetos que eu digo que essa história de reaproveitamento dos outros de código é conversa para boi dormir. Aposto a bunda do meu chefe se alguém é capaz de mostrar um código que foi reaproveitado em empresas que implementam OO. Até hoje os únicos códigos que reaproveitei na vida foram os que encontrei no google (abrir arquivo em VB, sockets no cu em java e algumas expressões regulares folclóricas).

Reza a lenda que dois programadores VB, Cu Kent Beck e Ward Cunningham, propuseram os primeiros padrões de projetos em 1987. Esses padrões foram feitos para linguagem smallTalk, que é uma linguagem de "pouco papo" e muito trabalho, daí o termo "smalltalk".

Os babados em torno desses padrões ganharam popularidade com o lançamento do livro Design Patterns: Elements of reusable OO software, algo como a bíblia de quem gosta de assumir o filho dos outros. Os autores Erich Gammadinho, Richard HelMet Fundo, Ralph Johnson Johnson e John Vlissides (primo do Ramalho), mais conhecidos como Gang on Four (gangue de quatro), descrevem que a idéia de escrever este livro surgiu quando eles tentavam ter filhos por trás, e o único jeito para casais gays nesta época era a adoção. Daí o interesse por reusabilidade.

Falei tudo isso porque pretendo divulgar aqui o livro que venho escrevendo a anus, baseado em minhas experiências fazendo programa, chama-se "Comendo Designers: Uma introdução por trás". Assinam como autor Reprodutor Satânico (eu), Iuri Bingolinha, Paulete Shit tractor e Ricardo Abre Rosca, mais conhecidos como GOF - Gang of Foda. Recomendamos ler sentado.

Diretamente de trás de vc,

Programador Satânico

1 comment:

Marvin - Android Paranoid said...

Fala maluco, tem andado por onde, curti a ideia do blog, vou passar sempre por aqui. O foda e ter que se registrar pra comentar, assim o google vai dominar o mundo. Almir Alves []´s